FacebookyoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Estação de Caminhos de Ferro - Vista aérea

Estação de Caminhos de Ferro - Vista aérea
SLIDESHOW



Obras no Porto da Figueira da Foz terão financiamento em 2021, assegura o Governo

Na sequência das notícias que dão conta do adiamento da intervenção estrutural – orçada em cerca de 17 milhões de euros – no Porto da Figueira da Foz, o Ministério das Infra-estruturas e da Habitação veio assegurar que as obras em causa terão financiamento disponível em 2021.

Tutela reconhece «importância e necessidade» das obras

As obras englobam o aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do porto, permitindo assim o acesso de navios mercantes com maior calado e de maior dimensão face aos actuais – a intervenção, tal como já foi descrito aqui, foi adiada na sequência da realocação dos fundos europeus do programa Compete2020 que lhe estavam destinados. Em nota enviada à Lusa, o ministério reconheceu a «importância» do projecto.

O ministério encabeçado por Pedro Nuno Santos «reconhece a importância e necessidade do projecto em causa e isso mesmo foi transmitido ao Sr. Presidente de Câmara da Figueira da Foz e à comunidade portuária, bem como o compromisso de disponibilização do financiamento em 2021», pode ler-se na nota escrita enviada à agência Lusa. Na missiva, a tutela «confirma que um conjunto de projectos que não estavam ainda em fase de obra, entre eles o da Figueira da Foz, transitaram para o próximo quadro comunitário de apoio».

«A medida foi tomada na sequência da necessidade de realocação dos fundos ao Serviço Nacional de Saúde e à Escola Digital, para fazer face à situação provocada pela pandemia de Covid-19», esclarece ainda o ministério. Os trabalhos de aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do Porto da Figueira da Foz, que incluem ainda o alargamento do cais comercial, demolição de dois antigos molhes interiores e deposição das areias dragadas nas praias a sul, foram anunciados em Abril de 2019 pela então Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

fonte
 




Data: 2020-08-04

feed
mapa