FacebookyoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 «Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz
SLIDESHOW



Janela Única Logística arrancou no Porto da Figueira da Foz

O Porto da Figueira da Foz disponibilizou esta quarta-feira, 22 de abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta inovadora plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.

Desta forma, o Porto da Figueira da Foz coloca-se no pelotão da frente dos sistemas de gestão portuária ao assumir esta nova plataforma, que partindo da excelente experiência que a JUP proporcionou, se estende para lá do transporte marítimo e alargará faseadamente a sua abrangência ao longo das cadeias logísticas.

A JUL é um projeto de grande ambição, constituindo-se como um ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias. Através deste ecossistema os atores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações, nomeadamente através da integração digital multimodal dos vários meios de transporte (marítimo-ferroviário-rodoviário) e dos vários nós das cadeias logísticas que utilizam os portos portugueses.

O projeto JUL tem a coordenação nacional por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e é operacionalizado pela Associação dos Portos de Portugal (APP) e todas as Administrações Portuárias do continente e ilhas. Conta com a participação das autoridades relevantes no projeto e de um conjunto alargado de operadores económicos e respetivas associações.

O arranque agora no Porto da Figueira da Foz resulta de um intenso trabalho iniciado localmente com a APFF no início do corrente ano, tendo sido fundamental a parceria estabelecida e o profícuo trabalho com toda a comunidade portuária. Este facto é ainda mais relevante na medida em que o período difícil que todos vivemos com a Pandemia motivou uma adaptação na forma como os trabalhos decorreram na reta final da implementação, mas nem por isso deixou de existir motivação para a conclusão deste processo de evolução. O arranque decorre em pleno estado de emergência nacional, no qual a utilização das tecnologias tem sido intensificada, sendo, desta forma, o Porto da Figueira da Foz também um excelente exemplo desta boa prática higiénica e de resiliência.

Com a JUL em funcionamento, abre-se agora uma nova fase de evolução digital do Porto da Figueira da Foz, para uma nova dinâmica de olhar para o futuro: inovação dos processos, sustentabilidade nas operações, e crescimento de negócios.
 




Data: 2020-04-22

feed
mapa