FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Forte e Edifício-Sede da APFF

Forte e Edifício-Sede da APFF
SLIDESHOW



COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR
Novo Conselho de Administração da APFF e da APA

Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA (Administração do Porto de Aveiro), que, como se sabe, preside também à APFF (Administração do Porto da Figueira da Foz).

"O novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro S.A. tomou posse esta semana, liderado por Fátima Lopes Alves, no cargo de Presidente. A equipa que assumiu funções terça-feira integra ainda, como Administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.

O novo Conselho de Administração da APA foi alvo da devida apreciação da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, órgão independente de qualquer partido político ou influência, o qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências.

O parecer final da CRESAP concluiu que Fátima Lopes Alves, nova Presidente do Conselho de Administração da APA, reúne «competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa», obtendo avaliação máxima em todos os doze indicadores avaliados. A mesma avaliação positiva foi feita pela CRESAP relativamente aos restantes três membros do novo Conselho de Administração da APA.

No momento da mudança, é também hora de reconhecer o trabalho realizado pelo anterior Conselho de Administração da APA, sempre em estreita colaboração e articulação com o Ministério do Mar, em particular com Isabel Moura Ramos que é hoje uma profunda conhecedora do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz e dos projetos de desenvolvimento que estão a ser levados a cabo nos dois enclaves portuários, com uma visão cada vez mais de complementaridade entre as valências das duas infra-estruturas, no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos do Continente 2016-2026.

Por último, importa realçar que não são reconhecidas quaisquer filiações partidárias à nova presidente da Administração do Porto de Aveiro, assim como a dois (Isabel Moura Ramos e Helder Vale Nogueira) dos restantes três elementos do novo Conselho de Administração. A filiação partidária não foi nem é critério de seleção ou de exclusão - prova evidente disso é o facto do anterior Conselho de Administração, nomeado pelo anterior Governo PSD, ter reconhecidas ligações ao partido em questão, o que não impediu que tenha continuado a realizar o seu trabalho durante mais de três anos de governação do atual Governo PS.


PS: Importa ainda realçar a formação académica e experiência profissional dos quatro elementos do novo Conselho de Administração da APA:

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano (1995) pela Universidade de Aveiro, fez mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (1998) concluído na Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente com dissertação intitulada “Gestão Sustentável da Zona Costeira – contributos para um modelo de avaliação” (2006), e agregação em Ciências e Engenharia do Ambiente (2016), ambos na Universidade de Aveiro.

Desde 1993 que exerce funções no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde foi Colaboradora, Bolseira de Investigação, Monitora, Assistente Convidada (2003-2006), Professora Auxiliar Convidada (2006-2011), Professora Auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, Professora Auxiliar com Agregação.

Nas áreas do planeamento estratégico e ambiental e da gestão das zonas costeiras e marinhas tem experiência em estudos, em coordenação de instrumentos de planeamento estratégico, de gestão e desenvolvimento territorial, de âmbito local, regional e nacional, que exigem trabalho multidisciplinar, cooperação com diversas entidades e visão global do território e da estratégia de intervenção futura. Nesta matéria refira-se, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos no Planeamento Estratégico e Ambiental na Ria de Aveiro - SECURia (2005/06), na Sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro (2009/10), no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (2008/10) e na Avaliação Ambiental Estratégica do PSOEM (2017/19).

A nível internacional refiram-se as funções de coordenadora institucional das equipas da Universidade de Aveiro em projetos Europeus de ordenamento e gestão do espaço marítimo, como o TPEA (2012/14) e o SIMNORAT (2017/19). Atualmente é coordenadora nacional (National Hub - Portugal) para o Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, para a Comissão Europeia - DG MARE (2018/20).

No que reporta às temáticas do ordenamento do espaço marítimo e do ordenamento e gestão das zonas costeiras, tem diversas publicações em livros e revistas científicas, participações em vários projetos de investigação e consultoria, destacando-se, igualmente, as participações e intervenções como oradora em inúmeras conferências e fóruns de discussão.

Isabel Moura Ramos é licenciada em Economia, Pós-graduada em Gestão de Marketing, pós-graduada em Gestão de Informação (2007), pela Universidade de Aveiro. Frequentou o Programa Doutoral em Estratégia e Marketing pela Universidade de Aveiro, UM e UBI.

Isabel Moura Ramos tem desenvolvido, desde 2001, a sua atividade no setor portuário e marítimo, desempenhando funções de assessoria e coordenação como Técnica Superior na Área de Desenvolvimento de Negócios na APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. (2000-2014) e na APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A. (2009-2013).

Em 2014 assumiu funções como Técnica Superior na Direção de Terminais Portuários e Logística da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A..

Em 2015 foi eleita Diretora Executiva da Shortsea Portugal - Associação Portuguesa de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, cargo que desempenhou até 2017, altura em que ingressou no Ministério do Mar, como Assessora para o setor portuário e marítimo de Ana Paula Vitorino.

Nuno Marques Pereira é licenciado em Direito (2000) e Mestre em Direito Administrativo (2011), ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Políticas Públicas (2014), pelo Departamento de Ciências Socias, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. Fez pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente (2005), na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso Avançado em Gestão Pública (2006), pelo Instituto Nacional de Administração.

O seu percurso profissional inclui o desempenho de funções técnicas, de assessoria, de direção executiva, de investigação e docência e também de eleito local. Refira-se, nomeadamente o desempenho de funções como Vice-presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), I.P. (2006-2010); Vogal Executivo do Conselho de Administração da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (2010-2012); Investigador no Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Escola de Direito da Universidade do Minho (2012-2014); Assistente Convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (2014-2016); Técnico Especialista no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa (2016-2018) e Adjunto no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Cultura (desde outubro de 2018). Desde outubro de 2009 que é Vogal da Assembleia Municipal de Aveiro, e desde outubro de 2013 que é Vogal da Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro.

Hélder Vale Nogueira é licenciado em Economia (1991) pela Universidade do Porto. Fez pós-graduação em Gestão de Marketing (1993), na Universidade de Aveiro. Tem formação complementar como Mediador de Seguros.

No capítulo profissional, Helder Vale Nogueira tem desenvolvido, desde 2011, a sua atividade na área dos Seguros, com desempenho de funções de direção e gestão, assumindo responsabilidades no âmbito do planeamento, controle e financeiro. Foi Diretor de duas delegações da Companhia de Seguros Generali, no Porto (1997-2011) e em Aveiro (2012-2015).

Desde 2017 que é Diretor-Geral da Digital Seguros, S.A., no Porto. Exerceu funções como docente na Universidade Fernando Pessoa (1995-2002) e na Universidade Católica do Porto-Business Scholl (2013-2014)."

 




Data: 2019-04-21

feed
mapa