FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Estação de Caminhos de Ferro - Vista aérea

Estação de Caminhos de Ferro - Vista aérea
SLIDESHOW


FÁTIMA LOPES ALVES:

Fátima Alves deseja que os figueirenses o considerem “o meu porto”, disse ao premiar crianças das escolas.
A Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz explicou aos jornalistas que vão continuar a comemorar o Dia do Porto com as escolas e com «a sociedade em geral», mas também «homenagear os funcionários». Fátima Alves pretende igualmente alargar os envolvidos nestas acções, designadamente «a todos os que têm actividade portuária».
Além disso, recordou que este porto «é “escola azul”, tendo por isso, previstas um conjunto de actividades nesse âmbito, até porque, para o ano, a dirigente diz que gostaria de ter a participação «de mais actores».



CONCURSO DE FOTOGRAFIA «O MEU PORTO» | FIGUEIRA DA FOZ

Foi inaugurada esta terça-feira, 19 de Novembro, a exposição de fotografias de autoria dos alunos do 4.º ano que participaram no Projecto “A Escola vai ao Porto”, iniciativa integrada nas comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz.

A inauguração esteve a cargo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), e de Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.



REPORTAGEM DO DIÁRIO DE COIMBRA

  Visitaram um rebocador, onde aprenderam as funções e a fazer nós e, a bordo do “Cederborg”, um navio de pavilhão holandês, que mensalmente visita o porto da Figueira e ontem carregava pasta de papel para a Suécia (um dos destinos habituais das descargas), descobriram todos os “segredos” que movimentam a embarcação.



"Fantástico!", "Um dia bem passado", "Aprendemos muito". Em poucas palavras, as duas centenas de crianças dos 4º e 6º anos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Figueira que esta quarta-feira estiveram no Porto da Figueira da Foz assim retratavam uma jornada repleta de actividades, com muita alegria e mil e uma perguntas à mistura.

A iniciativa integrou o programa comemorativo do Dia do Porto da Figueira da Foz, que começou na segunda-feira, dia 28 e terá o seu epílogo em meados de Novembro.



VEJA O VÍDEO | INCLUI ETAPA NOCTURNA

Cientes da importância da protecção dos trabalhadores, a APA, S.A. e a APFF, S.A. encontram-se a desenvolver, desde o início de Setembro, o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direccionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 25 profissionais de ambos os Departamentos de Pilotagem.

Divulgamos o segundo vídeo deste curso, que inclui formação nocturna.



O Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) integra, a partir do corrente mês, a Rede de Parceiros da Escola Azul, dando assim um passo importante na concretização de um dos objectivos do Ministério do Mar, atinente à difusão da Literacia do Mar junto das camadas mais jovens.

A “Oferta Escola Azul” proporcionada pelo Porto da Figueira da Foz é bastante variada, com seis programas dirigidos a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, também do Secundário.



Cientes da importância da protecção dos trabalhadores, a APA, S.A. e a APFF, S.A. encontram-se a desenvolver, desde o início de Setembro, o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direccionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 25 profissionais de ambos os Departamentos de Pilotagem.



ESTA SEGUNDA-FEIRA

O município da Figueira da Foz promove esta segunda-feira, 22 de julho, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, no âmbito do programa de educação e sensibilização ambiental «Bandeira Azul 2019 - Do rio ao mar sem lixo», dinamizado pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, a sessão informativa «Poluição em rios e mares», orientada por Leonel Pereira (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra - Departamento de Ciências da Vida) e por Mário Verdelho (Laboratório MAREFOZ).



De 22 a 29 de julho o Vaivém Oceanário vai estar na Figueira da Foz, no parque da Avenida de Espanha, junto à Torre do Relógio. O projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa tem como objectivo envolver de forma activa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.



Um grupo de doze formandos em Técnicos de Logística, do Serviço de Formação Profissional (IEFP Coimbra) esteve de visita ao Porto da Figueira da Foz.
Os alunos percorreram demoradamente o navio porta-contentores CONMAR FJORD, com bandeira portuguesa e registo no MAR (Madeira), que escala semanalmente o porto, tendo tido oportunidade de conhecer a ponte de comando e a casa das máquinas.



A 6 DE ABRIL, NA FIGUEIRA DA FOZ

As alterações climáticas têm forte impacto nos oceanos. Esta é a temática da conferência "Os oceanos, as alterações climáticas e o seu impacto nas actividades humanas", agendada para 6 de abril, durante a manhã, na Incubadora do Mar e Indústria. A iniciativa realiza-se no âmbito de uma parceria que reúne a Universidade de Coimbra, através do laboratório Marefoz, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), o Conselho Empresarial do Centro e a consultora PwC.



FIGUEIRA DA FOZ

A Escola do 1.° Ciclo do Ensino Básico (EB1) das Regalheiras foi certificada como Escola Azul. Aquela certificação, com direito a respectivas bandeira e placa, é atribuída a estabelecimentos de ensino com envolvimento activo da comunidade escolar na "compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano", esclarece o Agrupamento do Paião.



O Marefoz, integrado no MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e ligado à Universidade de Coimbra, está na vanguarda da investigação ambiental e estuarina e na transferência de conhecimento para a economia. O laboratório, instalado há três anos na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e estrangeiros em programas científicos inovadores, além de desenvolver projectos próprios.



FIGUEIRA DA FOZ

A Escola do 1.° Ciclo das Abadias é a única Escola Azul do concelho, por promover a literacia dos oceanos e combater o lixo marinho. O estabelecimento de ensino do Agrupamento da Zona Urbana candidatou-se no âmbito das atividades que já desenvolvia. As visitas às poças de maré e a uma exposição sobre lixo marinho no Núleo Museológico do Mar, bem como a pedagogia da biodiversidade exercida junto dos seus alunos, abriram a Escola Azul a este estabelecimento de ensino da Figueira da Foz.



FIGUEIRA DA FOZ

Foram entregues os prémios do Concurso "Sol a Sal", organizado pelo Laboratório MAREFOZ (MARE- UC), com o apoio do município, da ACIFF, da Incubadora de Empresas, da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e da SATIVA.
O concurso teve como objetivos a valorização do produtor e método de produção de sal marinho, a valorização dos produtos diferenciados do salgado e incentivar a inovação.



FIGUEIRA DA FOZ

O Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra e o Laboratório MAREFOZ unem-se, pelo terceiro ano consecutivo, para realizar três actividades na Figueira da Foz, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. Assim, repetem-se os eventos Olhó Peixe Fresquinho! (no Mercado Municipal Engenheiro Silva), Às Voltas na Salina (no Núcleo Museológico do Sal) e Às Voltas na Praia (na Praia da Tamargueira).



FIGUEIRA DA FOZ | 20 DE JULHO

A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz acolhe, dia 20 de julho, pelas 10h30, a palestra / workshop «Tesouros no mar», dinamizada pelo professor Leonel Pereira.
A iniciativa é gratuita, dirigida ao público em geral e tem como objectivo dar a conhecer as algas - alimento natural, com elevado valor nutritivo, mas reduzido valor calórico- e as suas potencialidades de utilização, quer na indústria alimentar, quer na farmacêutica.



FIGUEIRA DA FOZ

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) assinou mais um protocolo para o consórcio da Escola do Mar, que está a ser instalada na antiga Casa dos Pescadores de Buarcos. Desta feita, teve a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) como parceira. Ao todo, são cerca de 20 as estruturas colectivas e empresas locais que integram a parceria.



FIGUEIRA DA FOZ

A Fozresgate foi criada pela Câmara da Figueira da Foz em 2016 devido à falta de nadadores-salvadores nas praias do concelho, problema que já conseguiu resolver. Entretanto, formou 192, através dos cursos ministrados na Figueira da Foz e noutros pontos do país, a um ritmo de dois por ano. A área de influência da única escola pública daquela especialidade é a zona norte da região Centro, mas também tem sido solicitada para realizar cursos na Área Metropolitana do Porto e no Alto Alentejo.



18 DE ABRIL

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob a temática «Património Cultural de geração em geração», o município da Figueira da Foz promove dia 18 de abril, às 10h00 e 14h30, visitas guiadas ao Forte de Santa Catarina, dirigidas a alunos do 1º e 2º CEB.
O Forte de Santa Catarina é um dos monumentos mais antigos da Figueira da Foz, remontando a sua edificação ao século XVII. Foi recentemente alvo de uma intervenção de restauro e requalificação.



feed
mapa
Publicidade