FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 «Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz
SLIDESHOW


FIGUEIRA DA FOZ

Alunos e professores do curso profissional técnico de recursos florestais da Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, vão realizar uma acção de limpeza, no dia 7 de Março, nas praias do Cabedelo, Cabedelinho e Cova Gala, na margem sul da cidade da Figueira da Foz. A iniciativa será levada a efeito em articulação com o Ecomuseu do Sal, Capitania do Porto da Figueira da Foz, Junta de São Pedro e Associação Portuguesa de Educação Ambiental.



DIA 17

O Núcleo Museológico do Mar promove no dia 17, pelas 16H00, no âmbito da exposição «A Era do Lixo Marinho», patente naquele equipamento municipal até 30 de março, a projeCção do documentário "A Plastic Ocean", realizado pelo jornalista Craig Leeson.



FIGUEIRA DA FOZ

O Núcleo Museológico do Mar (NMMAR), em Buarcos, tem patente ao público, até 31 de março de 2018, a exposição «Na Era do Lixo Marinho», organizada pelo MARE - Universidade de Coimbra | MAREFOZ, Ecogestus, Lda., APLM (Assoc. Port. do Lixo Marinho) e NMMAR .



BUARCOS | FIGUEIRA DA FOZ

O Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, tem patente ao público, até 31 de março de 2018, a exposição “Na era do lixo marinho”. A mostra resulta de uma parceria que junta a Universidade de Coimbra, o laboratório Marefoz, a Ecogestus, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o espaço municipal anfitrião.



CELBI BATE RECORD DE VOLUNTARIADO NA LEIROSA

A Celbi realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a limpeza do areal da Praia da Leirosa, envolvendo cerca de duas centenas e meia de voluntários, que recolheram perto de uma tonelada de lixo, sobretudo plástico. Nota de imprensa da papeleira afirma que aquela "é já considerada a maior limpeza voluntária de praia do país". A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Recreio Popular de Marinha das Ondas e o Agrupamento de Escuteiros da Marinha das Ondas, com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas.



O Presidente da Câmara da Figueira da Foz disse, esta sexta-feira, que a revisão do Plano Director Municipal (PDM) tem em conta a protecção da faixa litoral do concelho, ao impedir a construção. Por outro lado, acrescentou, as infraestruturas do Cabedelo vão ser recolocadas em zonas seguras, reservando a praia e a área adjacente para os desportos náuticos (obras que contemplam a instalação de iluminação, para a prática nocturna de surf) e a protecção do cordão dunar.



ESTA SEXTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Esta sexta-feira, 13 de Janeiro, vai proceder-se, na Câmara da Figueira da Foz, à apresentação pública do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO).
Com início às 15:00, a cerimónia será presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.



O geo-monumento do Cabo Mondego pode vir a virar mais uma página na sua longa história, já que, dia 24, recebe o maior reconhecimento científico e político: o “Prego de Ouro”. Cerimónia em articulação com a Câmara, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), Comité Português para o Programa Internacional da Geo-ciência da Unesco e União Internacional da Ciência Geológica.



QUIAIOS

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios vai transferir-se para a nova infra-estrutura dedicada à investigação e conservação marinha, Ecomare. O centro terá um Banco de Tecidos de Animais Marinhos, em rede internacional, uma UCI, salas de quarentena e um hospital, com adaptação para marés negras



AVISO DA APFF AOS PROPRIETÁRIOS

Divulgamos aviso da APFF referente a equipamentos e materiais parqueados, em estado de degradação e abandono e que acarretam prejuízos ambientais e para a utilização do espaço portuário. Publicam-se as fotos do material e dos equipamentos em causa, para melhor identificação.



“Estamos satisfeitos em manter a bandeira azul em quatro praias: Quiaios, Cova Gala, Leirosa e Relógio”, afirma João Ataíde, destacando que a vigilância, socorro e salvamento são assegurados por 46 nadadores salvadores, 24 dos quais contratados pela autarquia – para postos de praia, piscina do Parque de Campismo e projeto Praia+.



O novo Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral (PAPVL) a aplicar até 2015 prevê 303 ações, das quais 153 serão de prioridades máxima e elevada, e um investimento global superior a 400 milhões de euros.
Segundo o documento, elaborado pela Associação Portuguesa do Ambiente e ao qual a Agência Lusa teve acesso, estão previstas tipologias de intervenção de defesa costeira e zonas de risco; estudos, gestão e monitorização; planos de intervenção e projectos de requalificação.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

No final da semana transacta, no Porto da Figueira da Foz procedeu-se a carregamento de pás eólicas para aerogeradores de exportação com destino à Alemanha.
O carregamento foi efectuado pelo navio "NIKAR G", com pavilhão da Antigua e Barbuda, 83 m de comprimento total, e 2300 de GT.



DE 16 A 23 DE NOVEMBRO 2012

De 16 de Novembro de 2012 a 21 de Março de 2013 decorre a 23ª Campanha Coastwatch: "Repensar o Litoral", uma iniciativa do GEOTA-Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
"O objectivo desta campanha Coastwatch é alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma activa, no desenvolvimento sustentável das diferentes áreas costeiras de Portugal", explicam os organizadores.



feed
mapa