FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Lugre Sta. Maria Manuela na Figueira da Foz

Lugre Sta. Maria Manuela na Figueira da Foz
SLIDESHOW


FIGUEIRA DA FOZ

Novas dragagens deverão arrancar em breve para abastecer a Praia da Cova, a norte do quinto molhe, localidade da freguesia de São Pedro, onde a erosão costeira ameaça a zona residencial. A transferência de areia, da barra e do areal urbano, envolve a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Agência Portuguesa d Ambiente (APA).



PRAIA DO CABEDELO | FIGUEIRA DA FOZ

A Liga MEO Surf, principal competição de surf nacional, está de volta com a terceira etapa – Allianz Figueira Pro – e na continuação do mote das competições deste ano, trará, pela terceira vez consecutiva, uma acção de limpeza de praia. Especialmente no Dia da Criança, a competição, que decorrerá de 1 a 3 de Junho, levará à praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, alunos oriundos das escolas EB1 de Paião e EB1 de Alqueidão.



A 4 DE JUNHO

O laboratório MAREFOZ realiza no dia 4 de Junho, pelas 09H30, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, onde se encontra instalado, uma sessão sobre alterações climáticas. A iniciativa é levada a efeito no âmbito do desenvolvimento do projecto Centro de Vanguarda em Adaptações às Alterações Climáticas, da Universidade de Coimbra, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.



FIGUEIRA DA FOZ

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) pretende fazer a transposição de três milhões de metros cúbicos de areia da zona do areal urbano para as praias do sul, onde o mar ameaça as praias da Cova, Costa de Lavos, Leirosa e Cabedelo. O anúncio foi feito pelo administrador da APFF, Luís Leal, que promoveu um debate sobre a erosão costeira na costa do concelho.
 



FIGUEIRA DA FOZ

Em duas horas, um grupo de três dezenas de jovens e técnicos de associações juvenis recolheram perto de 900 litros de lixo da Praia da Claridade, na Figueira da Foz. A iniciativa "SOS Atlântico" inseriu-se no âmbito das comemorações do Dia do Associativismo Jovem e foi organizada pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), em parceria com a Direcção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).



FIGUEIRA DA FOZ

A Casa da Criança S. Julião promoveu uma saída de campo de visita às poças de maré em Buarcos, uma iniciativa dinamizada pelas biólogas marinhas do Laboratório Marefoz. Esta actividade contemplou uma recolha de lixo marinho na praia. Refira-se ainda que a Casa da Criança S. Julião se candidatou ao «concurso de ideias» da 15ª edição - Prémio Fundação Ilídio Pinho «Ciência na Escola», com o projecto Jardins à Beira Mar, que foi seleccionado para a fase de desenvolvimento.



FIGUEIRA DA FOZ

Alunos e professores do curso profissional técnico de recursos florestais da Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, vão realizar uma acção de limpeza, no dia 7 de Março, nas praias do Cabedelo, Cabedelinho e Cova Gala, na margem sul da cidade da Figueira da Foz. A iniciativa será levada a efeito em articulação com o Ecomuseu do Sal, Capitania do Porto da Figueira da Foz, Junta de São Pedro e Associação Portuguesa de Educação Ambiental.



DIA 17

O Núcleo Museológico do Mar promove no dia 17, pelas 16H00, no âmbito da exposição «A Era do Lixo Marinho», patente naquele equipamento municipal até 30 de março, a projeCção do documentário "A Plastic Ocean", realizado pelo jornalista Craig Leeson.



FIGUEIRA DA FOZ

O Núcleo Museológico do Mar (NMMAR), em Buarcos, tem patente ao público, até 31 de março de 2018, a exposição «Na Era do Lixo Marinho», organizada pelo MARE - Universidade de Coimbra | MAREFOZ, Ecogestus, Lda., APLM (Assoc. Port. do Lixo Marinho) e NMMAR .



BUARCOS | FIGUEIRA DA FOZ

O Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, tem patente ao público, até 31 de março de 2018, a exposição “Na era do lixo marinho”. A mostra resulta de uma parceria que junta a Universidade de Coimbra, o laboratório Marefoz, a Ecogestus, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o espaço municipal anfitrião.



CELBI BATE RECORD DE VOLUNTARIADO NA LEIROSA

A Celbi realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a limpeza do areal da Praia da Leirosa, envolvendo cerca de duas centenas e meia de voluntários, que recolheram perto de uma tonelada de lixo, sobretudo plástico. Nota de imprensa da papeleira afirma que aquela "é já considerada a maior limpeza voluntária de praia do país". A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Recreio Popular de Marinha das Ondas e o Agrupamento de Escuteiros da Marinha das Ondas, com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas.



O Presidente da Câmara da Figueira da Foz disse, esta sexta-feira, que a revisão do Plano Director Municipal (PDM) tem em conta a protecção da faixa litoral do concelho, ao impedir a construção. Por outro lado, acrescentou, as infraestruturas do Cabedelo vão ser recolocadas em zonas seguras, reservando a praia e a área adjacente para os desportos náuticos (obras que contemplam a instalação de iluminação, para a prática nocturna de surf) e a protecção do cordão dunar.



ESTA SEXTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Esta sexta-feira, 13 de Janeiro, vai proceder-se, na Câmara da Figueira da Foz, à apresentação pública do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO).
Com início às 15:00, a cerimónia será presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.



O geo-monumento do Cabo Mondego pode vir a virar mais uma página na sua longa história, já que, dia 24, recebe o maior reconhecimento científico e político: o “Prego de Ouro”. Cerimónia em articulação com a Câmara, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), Comité Português para o Programa Internacional da Geo-ciência da Unesco e União Internacional da Ciência Geológica.



QUIAIOS

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios vai transferir-se para a nova infra-estrutura dedicada à investigação e conservação marinha, Ecomare. O centro terá um Banco de Tecidos de Animais Marinhos, em rede internacional, uma UCI, salas de quarentena e um hospital, com adaptação para marés negras



AVISO DA APFF AOS PROPRIETÁRIOS

Divulgamos aviso da APFF referente a equipamentos e materiais parqueados, em estado de degradação e abandono e que acarretam prejuízos ambientais e para a utilização do espaço portuário. Publicam-se as fotos do material e dos equipamentos em causa, para melhor identificação.



“Estamos satisfeitos em manter a bandeira azul em quatro praias: Quiaios, Cova Gala, Leirosa e Relógio”, afirma João Ataíde, destacando que a vigilância, socorro e salvamento são assegurados por 46 nadadores salvadores, 24 dos quais contratados pela autarquia – para postos de praia, piscina do Parque de Campismo e projeto Praia+.



O novo Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral (PAPVL) a aplicar até 2015 prevê 303 ações, das quais 153 serão de prioridades máxima e elevada, e um investimento global superior a 400 milhões de euros.
Segundo o documento, elaborado pela Associação Portuguesa do Ambiente e ao qual a Agência Lusa teve acesso, estão previstas tipologias de intervenção de defesa costeira e zonas de risco; estudos, gestão e monitorização; planos de intervenção e projectos de requalificação.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

No final da semana transacta, no Porto da Figueira da Foz procedeu-se a carregamento de pás eólicas para aerogeradores de exportação com destino à Alemanha.
O carregamento foi efectuado pelo navio "NIKAR G", com pavilhão da Antigua e Barbuda, 83 m de comprimento total, e 2300 de GT.



DE 16 A 23 DE NOVEMBRO 2012

De 16 de Novembro de 2012 a 21 de Março de 2013 decorre a 23ª Campanha Coastwatch: "Repensar o Litoral", uma iniciativa do GEOTA-Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
"O objectivo desta campanha Coastwatch é alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma activa, no desenvolvimento sustentável das diferentes áreas costeiras de Portugal", explicam os organizadores.



feed
mapa