FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Forte e Edifício-Sede da APFF

Forte e Edifício-Sede da APFF
SLIDESHOW


CERTAME CONTA COM A PRESENÇA DA APFF E DA CPFF

Numa participação colaborativa, o Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF) vão estar presentes, com um stand institucional, na primeira edição da «FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance», que decorre de 25 a 28 de Setembro na Praça do Forte.

Trata-se de um evento organizado pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), em parceria com a Câmara Municipal.



O novo Capitão do Porto da Figueira da Foz, Severino Lourenço, tomou posse. A cerimónia realizou-se na Casa do Paço, com a participação de militares e civis, entre os quais autarcas dos municípios da área territorial daquela estrutura, que vai da Praia de Mira a Pedrógão. A Autoridade Marítima fez-se representar ao mais alto nível.

 



FIGUEIRA DA FOZ

Um conjunto de entidades reuniu na Incubadora de Empresas, numa iniciativa da Câmara Municipal e conselho consultivo da Associação de Produtores de Sal da Figueira, «para reflectir sobre temas como os acessos à zona do salgado, a preservação do ecossistema, como manter a tradição de produção artesanal de sal, sem perder de vista a modernidade». Mas a forma como se pode aligeirar a actividade do marnoto, «uma profissão pesada», também esteve em cima da mesa, explica Margarida Perrolas.



PARA MOSTRAR AO MUNDO O SEU POTENCIAL LOGÍSTICO

Os parceiros do Cencyl apresentam na Transport Logistic de Munique as infraestruturas logísticas de Leixões, Figueira da Foz, Aveiro, Guarda, Salamanca e Valladolid, mediante um projecto de cooperação territorial financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do PROGRAMA INTERREG DE COOPERAÇÃO ESPANHA- PORTUGAL DA UNIÃO EUROPEIA.



EM MUNIQUE, DE 4 A 7 DE JUNHO

Os portos da Figueira da Foz e de Aveiro vão estar presentes, pela segunda vez, na Transport Logistic, a decorrer em Munique, entre 4 a 7 de Junho.
Esta é a maior montra europeia do sector dos transportes e da logística da Europa, com a presença de mais de 2.200 expositores distribuídos por 10 pavilhões. Nela se cruzam os principais actores das cadeias de abastecimento, promovendo as suas actividades e dando a conhecer as actuais tendências do sector.



O Conselho de Administração da APFF visitou o NRP Figueira da Foz, aquando da presença do navio-patrulha oceânico na cidade, permanência inserida nas comemorações do Dia da Marinha.
Depois de visita demorada ao navio, Fátima Lopes Alves (Presidente) e Nuno Marques Pereira (Vogal), procederam à tradicional troca de crestas com o Comandante do navio, Capitão-Tenente Pedro Luis Fernandes da Palma.
A delegação da APFF integrava ainda o Cte. Joaquim Sotto Mayor.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

O recém-empossado Conselho de Administração da APFF, S.A., esteve reunido, na manhã desta quinta-feira, 2 de Maio, com a Direcção da Comunidade Portuária da Figueira da Foz.

O encontro contou com as presenças de Fátima Lopes Alves, Presidente do CA da APFF, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira (vogais), tendo a Comunidade Portuária da Figueira da Foz sido representada por Gonçalo Vieira (Presidente) e Paulo Mariano (Vice-Presidente).



Esta quarta-feira, 24 de Abril, o Porto da Figueira da Foz recebeu o navio de cruzeiro "Serenissima". Proveniente de Lisboa, atracou na Figueira da Foz pelas 07:30.
É já a segunda escala do navio neste porto, atestando a satisfação com as condições e oferta turística disponibilizada.
As excursões em terra tiveram uma vez mais Coimbra como destino, mais especificamente a Universidade, Biblioteca Joanina e baixa da cidade.



COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR

Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA (Administração do Porto de Aveiro), que, como se sabe, preside também à APFF (Administração do Porto da Figueira da Foz).
 



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Esta terça-feira, 16 de Abril, iniciou funções o novo Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.). Presidido por Fátima Lopes Alves, integra, como administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.
O novo Conselho de Administração passa a presidir também aos destinos do Porto de Aveiro (APA, S.A)



GALA, FIGUEIRA DA FOZ

O Portinho da Gala, destinado à pesca artesanal, foi inaugurado em 2004. Segundo o Presidente da Junta de São Pedro, António Salgueiro, os utilizadores só pagaram taxa de utilização durante os dois primeiros anos. Por outro lado, não existe um regulamento e, por isso, há quem já não pesque nem resida na freguesia e continue a utilizar os armazéns. A falta de segurança no espaço e o assoreamento, por seu lado, preocupam os pescadores.



Assumindo-se como um porto de importância regional que serve o Centro do país, o Porto da Figueira da Foz pode receber navios de cruzeiro de pequeno porte e conta com uma marina com 350 postos de amarração.
É, sem dúvida, uma das portas de entrada para uma cidade com forte tradição e vocação para o turismo. Situando-se na foz do Rio Mondego, e contando com infra-estruturas ligadas ao setor turístico – a marina e o porto comercial – o Porto da Figueira da Foz encontra-se bem dotado dos serviços essenciais para movimentar e receber todo o tipo de navios.



Segundo indicam os dados veiculados dia 8 de Março pela AMT, «Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que apresentam um perfil de porto ‘exportador’» durante o exercício de 2018, «registando um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada, com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 78,3%, 69,6%, 52,9% e 100%, respectivamente».



BATIDO NOVO RECORD DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

O navio “WHITE STAR”, com pavilhão do Panamá, comprimento total de 129,75 mtrs, operado pelo armador Seapride Shipmanagement, CO, agenciado pela FOZTRÁFEGO, entrou no Porto da Figueira da Foz a 15 de fevereiro vindo do porto de Sevilha.
A 19 de fevereiro rumou a Ravenna (Itália), tendo carregado 7.810,780 T de argila de exportação provenientes da empresa Adelino Duarte da Mota, habitual cliente do porto.



CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO DO PROJECTO PLATICEMAR

A 1ª Gala Platicemar decorreu a 31 de Janeiro, no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Na ocasião, foram anunciados os 24 vencedores finalistas do concurso ideias de negócio do projeto Platicemar que apoia e facilita o aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.
Empresas da Figueira da Foz que integram a lista das finalistas vencedoras: Ocean Scanner, Undersee, AquaAll, OffShore Energy Figueira e AquaDreams.
 



FIGUEIRA DA FOZ

O Porto Comercial da Figueira da Foz registou um “ligeiro aumento” das exportações em 2018, em comparação com o ano anterior, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS Luís Leal, da administração portuária. A balança comercial pendeu de forma inequívoca para o lado positivo, com 70% das mercadorias movimentadas a terem o estrangeiro como destino. “Este é um porto que quer continuar com uma linha de exportação muito relevante”, realça Luís Leal.



Segundo enfatiza a AMT no documento que compila e analisa a movimentação de mercadorias nos portos do continente durante os onze primeiros meses de 2018, «Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que apresentam um perfil de porto ‘exportador’».

Os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro registaram, neste período, «um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada, com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 78,3%, 70,2%, 53,9% e 100%, respectivamente».



Concluímos aqui a revista a alguns dos temas abordados no portal e nas newsletters difundidas pelo Porto da Figueira da Foz em 2018. Desejamos a todos um Excelente 2019.



No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto da Figueira da Foz em 2018.



No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto da Figueira da Foz em 2018.



feed
mapa
Publicidade