FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Forte e Edifício-Sede da APFF

Forte e Edifício-Sede da APFF
SLIDESHOW


O Porto da Figueira da Foz registou, este ano, um aumento de 12,4 por cento das cargas movimentadas, em comparação com período homólogo de 2017. Quem o afirma é a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.



FIGUEIRA DA FOZ

Estão abertas as candidaturas para o concurso SOL a SAL, promovido pelo laboratório MAREFOZ - Universidade de Coimbra.
O concurso tem como objetivos: Valorizar o Produtor e Método de Produção de Sal Marinho; Valorizar os Produtos Diferenciados do Salgado da Figueira da Foz; Incentivar a Inovação no Salgado da Figueira da Foz.



CANDIDATURAS ATÉ 2 DE SETEMBRO

Com o objectivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de setembro, o Projecto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5.000 euros.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.



ESTA QUARTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

A ACIFF organiza o Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?, a decorrer esta quarta-feira, 27 de junho, entre as 15:00 e as 17:30, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

Espaço para assistir a casos de estudo da Economia do Mar relevantes para a sua empresa, expandir a sua rede de contactos e contribuir para a discussão e definição de ações concretas, através de mesas-redondas com a participação de empresários, investigadores e empreendedores.



Se em 2005 as dragagens efectuadas no porto da Figueira da Foz para aumentar de 5,5 para 6,5 metros o calado dos navios permitiu a duplicação da carga movimentada, há boas razões para crer que novas obras para aceitar embarcações de oito metros levem a um ainda maior aumento da procura.

E não se trata só de crer. A Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz, que é composta pelos principais empresas que ali operam, tem estudos de mercado que demonstram que basta um investimento de 16 milhões de euros para reposicionar aquela infra-estrutura no mapa dos portos marítimos nacionais.



O "Nikolayevitch", com armador russo e pavilhão das Ilhas Cook, 140 metros de comprimento e 16,5 de boca, bateu o record do maior navio mercante de carga geral a ancorar no Porto Comercial de Fi-gueira da Foz. O cargueiro, oriundo da Alemanha, fez escala nesta cidade para carregar quatro mil toneladas de pasta de papel, tendo como destino o porto turco de lzmir.



AUTARQUIA E PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ REITERAM INTERESSE NOS CRUZEIROS

O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, os vereadores Nuno Gonçalves, Ana Carvalho e Mafalda Azenha e o Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, visitaram esta quarta-feira o cruzeiro “Serenissima”, com 75 passageiros a bordo, ingleses e irlandeses, e 50 tripulantes de várias nacionalidades, entre os quais o português Fernando Soares. O navio chegou ao porto comercial às 08H00 e soltou amarras às 20H00.



NAVIO DE CRUZEIRO

Chega esta quarta-feira, 9 de Maio, cerca das 8h00, ao Porto da Figueira da Foz, o navio de cruzeiro “Sereníssima”. Oriundo de Leixões, traz cerca de uma centena de turistas (do mercado britânico). Trata-se de um paquete de expedições, com 87 metros de comprimento, que costuma visitar os locais mais remotos, portos inacessíveis a grandes cruzeiros. A partida está prevista para as 22h00.



PRÉMIOS EXCELLENS MARE ENTREGUES NA FIGUEIRA DA FOZ

A 14 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, realizou-se a Gala Excellens Mare de 2018, um evento internacional, promovido pela PwC Portugal, que visa reconhecer o mérito e a excelência nas atividades do mar.
Após a abertura efetuada por José Bernardo, Presidente da PwC; por João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e por Miguel Marques, Presidente do Júri Excellens Mare, foram entregues os Prémios EXCELLENS MARE.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

João Borges acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), na sequência da renúncia de João Pedro Braga da Cruz.
A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais, que deverá acontecer na próxima Assembleia Geral, em finais de Maio.



FORMANDOS DO IEFP NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram esta quinta-feira, 5 de Abril, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”. O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF.
O roteiro incluiu a sala de comando, onde se escutava música clássica, os porões, a cozinha, lavandaria e quarto do comandante. Visita pretexto para uma série de questões colocadas pelos formandos, maravilhados que ficaram com os avanços tecnológicos do “Cederborg”.



PRÉMIOS EXCELLENS MARE 2018

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Excellens Mare, iniciativa da PwC que culmina numa Gala a decorrer dia 14 de Abril no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Peter Heffernan, Gelpeixe, Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, Fundação Fernando Henrique Cardoso, Clube Naval de Cascais, Instituto Hidrográfico e Fundação Rebikoff-Niggeler são os galardoados da edição de 2018.
 



A 14 DE ABRIL, NA FIGUEIRA DA FOZ

A Gala de Entrega dos Prémios Excellens Mare realiza-se no dia 14 de Abril, pelas 15:15, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. A PwC pretende, neste encontro, "reconhecer o mérito e a excelência de entidades e personalidades que tenham desempenhado um papel marcante no desenvolvimento económico sustentável das actividades relacionadas com o mar".



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto da Figueira da Foz em 2017. Destaque para os meses de Setembro a Dezembro.



No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto da Figueira da Foz em 2017. Destaque para os meses de Setembro a Dezembro.



A ideia é melhorar a segurança na navegabilidade (comercial, piscatória e de recreio) e, no futuro, aprofundar o porto para permitir entrada a navios de 8,5 ou 9 metros de calado.



FIGUEIRA DA FOZ

As sondagens para o aprofundamento do canal de navegação e zona interior do Porto Comercial da Figueira da Foz já começaram, tendo um prazo de execução de três meses. Esta é a primeira etapa do estudo sobre o aprofundamento do calado, que pretende aumentar os atuais 6,5 metros para 8,5, e do tamanho dos navios que ali aportam, de 120 metros de comprimento para150.



A SEGUIR A SINES

"Além de Sines, o único porto que registou um comportamento positivo foi o da Figueira da Foz, cujo volume de mercadorias excedeu em 3,9% o de 2015, recuperando parcialmente da quebra então observada", observa a AMT, em relatório divulgado no dia 27, e referente ao ano de 2016.



Dos quase 13 milhões de euros previstos no Orçamento de Estado 2018 para seis empresas públicas de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial e a duas administrações portuárias, a administração do Porto da Figueira da Foz garantiu 500 mil euros para “financiamento de infraestruturas portuárias e reordenamento portuário”.



feed
mapa