FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Vista aérea da Marina

Vista aérea da Marina
SLIDESHOW


NO ACUMULADO JANEIRO-MAIO 2020

O Porto da Figueira da Foz movimentou no acumulado Janeiro-Maio 2020 2020 875.741 toneladas, contra as 746.184 toneladas do período homólogo de 2019, o que corresponde a um aumento de 17,36% (+129.558 toneladas).

O aumento mais expressivo verificou-se no segmento de carga geral, que passou de 335.573 toneladas em 2019 para 494.193 toneladas em 2020. Pastas químicas de madeira, produtos florestais, produtos de vidro e cimento foram as cargas mais movimentadas.



O Porto da Figueira da Foz registou um crescimento homólogo de 22% nos primeiros três meses do ano, ultrapassando as 500 mil toneladas de mercadorias movimentadas. Os dados fornecidos pela Associação dos Portos de Portugal (APP) dão conta de uma excelente performance por banda da infra-estrutura portuária, bastante alavancada pelo bom desempenho da carga geral fraccionada, que cresceu 57% no período Janeiro-Março.



O Porto da Figueira da Foz disponibilizou esta quarta-feira, 22 de abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta inovadora plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.



Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz, elogia a proatividade da comunidade portuária da Figueira da Foz, na ativação do plano de contingência do Porto Figueira da Foz
“As operações não têm parado, tem havido uma grande cooperação, e pro-atividade pela comunidade portuária da Figueira da Foz, no reforço de medidas de contenção e de sensibilização junto dos trabalhadores, estivadores e transportadores.”



No período de janeiro a março de 2020, o Porto da Figueira da Foz movimentou 503.226 toneladas, o que representa um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2019.

Este crescimento teve por base a subida em 57% na movimentação de Carga Geral Fracionada, onde se destaca o tráfego de Pastas Químicas de Madeira e Produtos Florestais com crescimentos, respetivamente, de 79% e 33%. Os Granéis Sólidos surgem também com uma subida de 1%, originada pela movimentação de Produtos de Vidro que atingiram um crescimento de 46%.



 

Última atualização (15/04/2020) - MEDIDAS DE APOIO A CLIENTES | COVID-19

 

 



Dando cumprimento ao Despacho n.º 2836-A/2020, de 2 de março, e alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, o Porto da Figueira da Foz elaborou um Plano de Contingência no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus SARSCoV-2, agente causal da COVID19.

Última atualização (08/05/2020) - Alterações ao anexo XI e o anexo XII.

PARA CONSULTAR AQUI



NÃO SE DESLOQUE!

No âmbito das medidas extraordinárias de contenção alargada do Coronavírus – Covid-19, a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) apela a que todos os assuntos, passiveis de tal, sejam comunicados via canal digital em detrimento do correio físico, disponibilizando para o efeito os contatos que pode consultar/descarregar aqui



REMODELAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PORTO DE PESCA COSTEIRA

Considerando os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, está a Administração do Porto da Figueira da Foz a concretizar um conjunto de ações de melhoria do desempenho ambiental e de incremento da eficiência energética, em que se inclui a modernização dos equipamentos de iluminação pública do Porto de Pesca Costeira, através da substituição de 72 projetores de vapor de sódio por equipamentos de tecnologia LED, e que representarão uma poupança anual superior a 18.000 kWh.
 



Realizou-se nos dias 7 e 8 de março, na Figueira da Foz, o 3.º Encontro Nacional de Remo Feminino, organizado pela Federação Portuguesa de Remo em parceria com a Naval Remo. O evento contou com a participação de cerca de 30 atletas de mais de 7 clubes nacionais, desde juvenis, juniores, seniores e veteranas.

A APFF esteve presente no jantar de gala através da Presidente do Conselho de Administração, Fátima Lopes Alves, iniciativa onde também estavam representadas as diversas entidades apoiantes do encontro.



FIGUEIRA DA FOZ

A nova administração dos estaleiros navais Atlantic Eagle Shipbuilding, no Cabedelo, iniciou um Processo Especial de Revitalização (PER) da empresa, que foi aprovado com 96% dos votos, entre os quais o do Governo de Timor-Leste, o mais influente. A Autoridade Tributária e a Segurança Social também votaram a favor, noticia o diário "As Beiras".



FIGUEIRA DA FOZ EM DESTAQUE NO CCB

A exposição “O mar é a nossa terra - A construção sensível da linha de costa”, tendo Miguel Figueira, arquitecto e activista figueirense do movimento cívico SOS Cabedelo, na curadoria, com André Tavares, está patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB). A mostra, que pode ser visitada até 9 de agosto próximo, exibindo imagens marítimas de Portugal, tem como ponto de partida a costa da Figueira da Foz.



+ 14% face a 2019

O movimento acumulado do Porto da Figueira da Foz no primeiro mês de 2020 foi 167 mil toneladas, valor que supera janeiro de 2019 em 14%. No segmento da Carga Geral Fracionada registou-se um crescimento de 42%, seguindo a tendência que já se vinha a verificar desde o final de 2019.

O movimento de navios e a sua dimensão também surgem no início do presente ano com tendência de subida. O número de navios que escalaram o Porto da Figueira da Foz cresceu 11% face ao primeiro mês de 2019, tal como a arqueação bruta que registou uma variação positiva de 9%.



FALECIMENTO DO DR. JOÃO ATÁIDE DAS NEVES

A Administração do Porto da Figueira da Foz - APFF, S.A. expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. João Ataíde das Neves.

Como Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz teve, desde o início do seu primeiro mandato, uma estreita ligação ao porto, exercendo, por inerência, desde a sua fundação, o lugar de Presidente da Assembleia Geral.

Sempre atribuiu ao porto um papel fundamental na economia local e regional, sem nunca esquecer a elevada importância que atribuía à relação com a cidade.



ESTA TERÇA-FEIRA

Um grupo de personalidades, entidades e associações da sociedade civil ligadas aos setores dos Transportes e do Mar tomou a iniciativa de organizar um jantar de reconhecimento do legado da Eng. Ana Paula Vitorino pela sua atividade naqueles setores no período em que exerceu funções no Governo, enquanto Secretária de Estado dos Transportes e Ministra do Mar.

O jantar realiza-se esta terça-feira, 10 de dezembro, às 20:00, no Círculo Eça de Queiroz, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro 4, em Lisboa, estando confirmadas cerca de 90 pessoas.



AO SERVIÇO HÁ MAIS DE 40 ANOS

No dia 30 de Outubro, o Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz homenageou quatro dos seus trabalhadores que se encontram ao serviço da instituição há mais de 40 anos. Alfredo Carvalho iniciou funções na então Junta Autónoma do Porto da Figueira da Foz em 1973 e José Silva, José Antunes e Acácio Vaz em 1979.

O evento decorreu no âmbito do Dia do Porto da Figueira da Foz, que celebrou o 53.º aniversário da inauguração dos molhes do Porto da Figueira da Foz.
 



O Porto da Figueira da Foz quer ser a principal porta do comércio internacional da região centro. Nesse sentido, está a mobilizar investimentos, operadores portuários, agentes de navegação e empresários, como ficou demonstrado na conferência "Desafios da Exportação", organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA e pelo Jornal da Bairrada.



FIGUEIRA DA FOZ

  Com o estudo de impacto ambiental efectuado e a aguardar “luz verde”, o ano de 2020 poderá ser fundamental para o Porto da Figueira da Foz. O projecto da Administração do Porto (APFF) e da Comunidade Portuária (CP) foi submetido ao programa “Compete”, com um valor de quase 19 milhões de euros.



Entrevista a José Couto

  O Presidente do Conselho Empresarial do Centro/CCIC Câmara de Comércio e Indústria do Centro, José Couto, entende que o país deve investir nas alternativas à rodovia que assegurem os transportes de mercadorias, seja por mar ou caminhos de ferro.



O Porto da Figueira da Foz quer consolidar-se como uma âncora do comércio internacional da região centro, sobretudo no que respeita à exportação de mercadorias. Esta foi uma das ideias centrais da conferência “Desafios da Exportação”, organizada pelos jornais REGIÃO DE LEIRIA e Jornal da Bairrada, que decorreu esta quarta-feira, dia 30, na Figueira da Foz. Conferência integrada no Dia do Porto da Figueira da Foz.



feed
mapa