FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 «Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz
SLIDESHOW


Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 



TEMPESTADE LESLIE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, classificou, esta quarta-feira, a situação no porto de pesca e comercial da Figueira da Foz de "muito grave", no seguimento da tempestade Leslie, e estima prejuízos de 5 milhões de euros.

"Há uma cenário de grande complexidade na Docapesca, no porto comercial, na indústria de pescado, bem como em toda a pesca", estimando um valor "ainda não muito concreto" de 5 milhões nos prejuízos da economia do mar, sem contabilizar ainda o facto de "não se poder laborar durante algum tempo".



MAU TEMPO

A passagem da tempestade Leslie pela área portuária da Figueira da Foz provocou prejuízos superiores a cinco milhões de euros, de acordo com um levantamento preliminar dos danos concluído dia 16, revela Luís Leal, do Conselho de Administração do porto (APFF).

Em declarações à agência Lusa, Luís Leal estimou os prejuízos entre os cinco e os seis milhões de euros, quer em infraestruturas públicas adstritas à atividade portuária, quer em empresas e associações instaladas na área de domínio público marítimo.



O navio de cruzeiros Hebridean Sky atracou esta quarta-feira, por volta das 7h00, no Porto da Figueira da Foz, tendo deixado esta cidade cerca das 18h00. Construído em 1991, navega actualmente com bandeira das Bahamas.
 



FIGUEIRA DA FOZ

A adjudicação do projecto e do estudo de impacte ambiental do aprofundamento da barra e do canal de navegação do Porto Comercial da Figueira da Foz será feita em outubro. As obras, por sua vez, deverão iniciar-se no último trimestre de 2019, estendendo-se até julho de 2021.O custo da empreitada está estimado em 16 milhões de euros. O valor das obras é cerca de um terço em relação àquele que estava inicialmente previsto.



EM DIA DE GREVE TOTAL DECRETADA PELO SEAL

Naquele que era o primeiro dia de greve total decretada pelo SEAL para o Porto da Figueira da Foz, as operações decorreram normalmente e sem qualquer perturbação.
Quem o garante é Raúl Capão, Manager da Foztráfego, que, à nossa publicação garantiu mesmo que, embora grande parte dos estivadores da Figueira da Foz sejam associados do SEAL, a maioria desses mesmos associados optou por ignorar o apelo lançado desde Lisboa por António Mariano.



MIGUEL MARQUES (PwC):

A cidade da Figueira da Foz percebeu muito bem que para além de tremendamente injusto, seria profundamente irracional esquecer toda uma cultura ligada a este extraordinário produto. A criação do núcleo museológico do sal é um sinal fantástico de como a antropologia, a sociologia e a museologia nos podem dar pistas importantes para o futuro. Preservando a memória e o legado do passado, os Figueirenses criaram uma nova dinâmica para as salinas do Estuário do Mondego, que envolve a museologia, a cultura, a sociologia da comunidade de Marnotos que ali se instalou e que tendia a desaparecer.



INQUÉRITO AO NAUFRÁGIO DO «VENEZA» | NOVEMBRO 2017

Uma manobra errada na recolha da rede de pesca, o não fecho de várias portas do barco - prejudicando a estanquidade - e alterações não aprovadas que tiraram a estabilidade do arrastão, foram as causas do naufrágio do ‘Veneza’ na madrugada de 29 de novembro de 2017. O acidente, a 20 km ao largo da Figueira da Foz, provocou quatro mortos. O corpo de um deles, o mestre Orlando Fonseca, ainda não foi encontrado.



Segunda dados avançados ao DIÁRIO AS BEIRAS pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), o movimento de cargas no porto comercial registou, no segundo trimestre deste ano, um crescimento de três por cento, em comparação com o período homólogo de 2017. No total, até finais de junho, foram movimentadas 1,3 milhões de toneladas, mais 37 mil. Por outo lado, o saldo positivo da balança comercial cresceu cerca de 10 por cento, com as exportações a atingirem os 70 por cento.



O Porto da Figueira da Foz registou, este ano, um aumento de 12,4 por cento das cargas movimentadas, em comparação com período homólogo de 2017. Quem o afirma é a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.



FIGUEIRA DA FOZ

Estão abertas as candidaturas para o concurso SOL a SAL, promovido pelo laboratório MAREFOZ - Universidade de Coimbra.
O concurso tem como objetivos: Valorizar o Produtor e Método de Produção de Sal Marinho; Valorizar os Produtos Diferenciados do Salgado da Figueira da Foz; Incentivar a Inovação no Salgado da Figueira da Foz.



O "Nikolayevitch", com armador russo e pavilhão das Ilhas Cook, 140 metros de comprimento e 16,5 de boca, bateu o record do maior navio mercante de carga geral a ancorar no Porto Comercial de Fi-gueira da Foz. O cargueiro, oriundo da Alemanha, fez escala nesta cidade para carregar quatro mil toneladas de pasta de papel, tendo como destino o porto turco de lzmir.



CANDIDATURAS ATÉ 2 DE SETEMBRO

Com o objectivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de setembro, o Projecto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5.000 euros.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.



ESTA QUARTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

A ACIFF organiza o Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?, a decorrer esta quarta-feira, 27 de junho, entre as 15:00 e as 17:30, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

Espaço para assistir a casos de estudo da Economia do Mar relevantes para a sua empresa, expandir a sua rede de contactos e contribuir para a discussão e definição de ações concretas, através de mesas-redondas com a participação de empresários, investigadores e empreendedores.



Se em 2005 as dragagens efectuadas no porto da Figueira da Foz para aumentar de 5,5 para 6,5 metros o calado dos navios permitiu a duplicação da carga movimentada, há boas razões para crer que novas obras para aceitar embarcações de oito metros levem a um ainda maior aumento da procura.

E não se trata só de crer. A Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz, que é composta pelos principais empresas que ali operam, tem estudos de mercado que demonstram que basta um investimento de 16 milhões de euros para reposicionar aquela infra-estrutura no mapa dos portos marítimos nacionais.



AUTARQUIA E PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ REITERAM INTERESSE NOS CRUZEIROS

O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, os vereadores Nuno Gonçalves, Ana Carvalho e Mafalda Azenha e o Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, visitaram esta quarta-feira o cruzeiro “Serenissima”, com 75 passageiros a bordo, ingleses e irlandeses, e 50 tripulantes de várias nacionalidades, entre os quais o português Fernando Soares. O navio chegou ao porto comercial às 08H00 e soltou amarras às 20H00.



NAVIO DE CRUZEIRO

Chega esta quarta-feira, 9 de Maio, cerca das 8h00, ao Porto da Figueira da Foz, o navio de cruzeiro “Sereníssima”. Oriundo de Leixões, traz cerca de uma centena de turistas (do mercado britânico). Trata-se de um paquete de expedições, com 87 metros de comprimento, que costuma visitar os locais mais remotos, portos inacessíveis a grandes cruzeiros. A partida está prevista para as 22h00.



PRÉMIOS EXCELLENS MARE ENTREGUES NA FIGUEIRA DA FOZ

A 14 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, realizou-se a Gala Excellens Mare de 2018, um evento internacional, promovido pela PwC Portugal, que visa reconhecer o mérito e a excelência nas atividades do mar.
Após a abertura efetuada por José Bernardo, Presidente da PwC; por João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e por Miguel Marques, Presidente do Júri Excellens Mare, foram entregues os Prémios EXCELLENS MARE.



PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

João Borges acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), na sequência da renúncia de João Pedro Braga da Cruz.
A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais, que deverá acontecer na próxima Assembleia Geral, em finais de Maio.



feed
mapa